-
Arquitetos: Mombá Arquitetura
- Área: 660 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Guilherme Pucci
-
Fabricantes: Cosentino, Arkos, Bothe, InterLight, Líder, Muma, Pedras Coimbra, Portinari, SpaceFlix
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa FF, localizada em frente ao Parque do Ibirapuera, é uma típica casa dos anos 60, estruturalmente bem preservada, mas com algumas intervenções pontuais que ocorreram ao longo do tempo.
O projeto teve maior foco nas áreas externas e na conexão delas com a casa. A partir de estruturas pré-existentes, o projeto cria novos ambientes para as novas dinâmicas familiares, leva vida às áreas subutilizadas e unifica a linguagem da casa, jardim e edícula.
A edícula, antes usada como depósito, agora abriga a sala das crianças, a área gourmet, um pequeno escritório e um lavabo. O volume da edícula foi revestido com ripas de madeira, que camuflam entradas, fazem uma cobertura, concedem privacidade quando necessário e, claro, unificam a linguagem da casa.
A área gourmet, para além do valor funcional, a é desenhada como o palco principal da casa nos dias de verão, local onde a família se reúne, cozinha junta, faz churrasco e recebe amigos. A partir de um grande vão e uma cobertura em estrutura metálica e madeira, as áreas gourmet e externa se conectam de tão maneira que se torna difícil distinguir quando uma começa ou termina. Novos acabamentos, mobiliários e muita planta tornam o espaço ainda mais acolhedor e flexível para diversas tomadas sociais.
As ripas de madeira camuflam a entrada e a janela do lavabo. Ao lado deles, projetamos um painel verde, que esconde a escada e traz ainda mais bem-estar, alegria e vida para casa.
A nova sala de estar faz a conexão entre o jardim e a sala de jantar. É um espaço de recepção, de estar e de relaxamento ou contemplação. O piso externo invade a sala e recebe alguns tapetes. O pergolado se aproxima do volume da casa e se transforma no forro de madeira, que por sua vez desce pela parede e traz mais conforto, cores e integração para o espaço. A porta de ferro e madeira ecológica possibilitam abertura total do vão, gerando maior conexão com o jardim e maior entrada de luz. Quando fechadas, além de segurança, as portas oferecem privacidade e sombra.